GeoWeb

Design e Tecnologia.

Case: Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo está presente na internet desde 1997, um ano antes de eu começar a trabalhar com web, e nesses 11 anos sempre foi referência pra diversas universidades sendo um dos sites universitários mais acessados do mundo. De acordo com o ranking do site Alexa.com (uma dos sites de maior referência em rankings de sites), o site da USP é 25° site universitário mais acessado do mundo e é o 1° primeiro da América do Sul.

Universidade de São Paulo

Fora isso os números reais da USP impressionam e muito, ela possui 229 cursos dedicado em todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades, com mais de 56 mil alunos. E em 2006 que comecei a trabalhar pra todo esse público, ao ingressar na universidade a partir de um concurso.

Antigo layout do portal da USP

O projeto do novo site foi desenvolvido a partir de pesquisas sobre usabilidade e arquitetura de informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Grupo Gestor e também pela demanda dos próprios usuários. No ano passado (2007), o portal da USP manteve uma pesquisa em que aferiu a opinião dos seus visitantes a respeito das informações que mais os interessavam e dessa forma foi criado o novo projeto gráfico do portal.

Após feita a pesquisa, chegara a hora de escolher a plataforma CMS (Content Manager System) que cuidaria de toda publicação e seu gerenciamento. Para isso comecei os testes sobre qual CMS escolher, e após testar diversos como:

Foi feito então análises de cada um de alguns quesitos como por exemplo:

  • Segurança
  • Facilidade de instalação
  • Facilidade de customização
  • Fácil manutenção
  • Comunidades de usuários com participação ativa
  • Grande variedade de components e plugins
  • E principalmente ser Open Source

Embora não fosse pré requisito o CMS ser Open Source, um dos motivos que me levou a escolha do mesmo era a liberdade que só o Open Source tem, a liberdade de não ficar preso a nenhuma ferramenta de publicação ou mesmo a limitação para aquisição de novas versões, components e plugins. E todos esses requisitos foram tranqüilamente encontrado no Joomla!

A criação de todo projeto gráfico do portal da USP foi realizado por mim, bem que para a criação desse template para o Joomla! vi que precisava de ajuda, foi quando contatei o Paulino Michelazzo, especialista em diversos CMS multiplataformas que felizmente me salvou criando o template do mesmo e desenvolvendo alguns components específicos de nossas necessidades no Joomla!.

Para conferir o resultado de todo esse trabalho, basta acessar o portal da USP.

Abaixo alguns links sobre o novo portal: