Comprei um celular Nokia N95 da operadora Vivo, no fim do ano passado numa promoção da loja Fast Shop. Após quase dois meses tentando desbloquear o celular sem sucesso nas lojas da Vivo, resolvi fazer a reclamação diretamente na Anatel sobre o problema.
O que aconteceu foi que os aparelhos são desbloqueados pela operadora, mas quem possui o código de desbloqueio dos aparelhos é dona do aparelho no caso a Nokia. A Nokia deve ou deveria passar esses códigos pra Vivo, imagino que algo em lote via sistemas, a minha grande sorte foi que esse meu código não constava no sistema da Vivo. Após dois meses de tentativas indo a várias lojas da Vivo, o jeito foi reclamar da operadora diretamente na ANATEL.
- Primeiro passo abra o Internet Explorer, esqueça Firefox, Chrome, etc…
- Vá ao site da ANATEL http://www.anatel.gov.br
- No rodapé da página tem o link para o FALE CONOSCO.
- Agora clique em Atendimento Eletrônico.
- Você vai ser enviado para o sistema FOCUS da Anatel, nessa tela se for sua primeira vez e você não tiver cadastro, informe seu CPF e SENHA, e depois em ENTRAR. Vai ter um grande cadastro com suas informações endereço, telefone, etc… lembre-se não vai mentir. Informe tudo corretamente.
- Após se cadastrar você voltará pra essa mesma tela de login, informe seu CPF e sua senha e clique em ENTRAR.
- Clique no botão CADASTRAR SOLICITAÇÃO. Agora começa o procedimento em diversas ETAPAS, é bem simples você só precisa ir dando as informações conforme abaixo.
- Reclamação >> Telefonia Móvel >> Pré-Pago (ou Pós-pago) >> Desbloqueio (ou o que se enquadrar melhor)
ao final informe o telefone com problema e clique em AVANÇAR. Pronto está cadastrado sua reclamação. O próximo passo dê a descrição do ocorrido, informe dias/locais de tudo e números de protocolos que possuir.
- Em cinco dias eles entram em contato com você pra resolver o seu problema, e você pode voltar nessa página pra acompanhar o status da solicitação.